Lula terá recurso julgado nessa terça-feira no caso do Triplex.
Lula foi condenado a 12 anos de prisão e há um ano cumpre pena em Curitiba.
Simpatizantes pedem liberdade do ex-presidente Lula em manifestação na Av. Paulista 07/04/2019 Foto: Nelson Almeida / AFP |
Nessa terça-feira, 23, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgará o recurso de Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a condenação no caso do triplex. A defesa do petista tenta reverter a condenação. A sessão está marcada para às 14h, e segundo o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, o advogado não foi avisado sobre o julgamento.
Lula foi condenado a 12 anos de prisão por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, com condenação em segunda instância confirmada no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no inicio de 2018.
Para os desembargadores do caso em que Lula foi condenado, o tríplex do Guarujá, em São Paulo, foi construído e decorado para Lula pela OAS, que era pagamento de propina por contratos que construtora conseguiu com a Petrobras durante o governo do petista.
Lula foi preso em abril d e2018, após o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmar a condenação em segunda instância.
Em dezembro de 2018, Lula teve o seu caso analisado pelo relator da Lava-Jato no TJ, porem o ministro Felix Fischer, em decisão individual, negou o recurso e decidiu encerrar a questão no STJ. A defesa do ex- presidente recorreu por meio de um agravo, que será analisado pela Quinta Turma nesta terça-feira, pelos ministros Felix Fischer, Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik.
Nenhum comentário